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quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Dislexia





Bem, mais uma vez vou dar prioridade a assuntos relacionados com as crianças na idade escolar... Hoje então, falaremos sobre a dislexia...

Dislexia significa dificuldades na aprendizagem da leitura. Esta perturbação aparece em indivíduos com uma inteligência normal, sem problemas neurológicos ou físicos evidentes, que não apresentam problemas emocionais ou sociais, que não provêm de meios sócio-económicos culturais desfavorecidos e que não foram submetidos a processos de ensino inapropriados. 
Este tipo de definição permite-nos distinguir dois tipos de dislexia: a adquirida (por traumatismo ou lesão cerebral) e evolutiva ou de desenvolvimento (por défice de maturação). O que difere uma da outra, é que na primeira a criança sabia ler e escrever e após lesão ou trauma deixou de o conseguir fazer enquanto que na segunda, a criança apresenta desde o início da aprendizagem problemas na aquisição da leitura e da escrita.
Relativamente à etiologia da dislexia podemos dizer que factores neurológicos e factores cognitivos podem estar relacionados com a origem desta perturbação. Em relação a este sub-tema não me alargarei em desenvolvimentos, aconselho leitura adicional ou se as condições forem propícias voltaremos mais tarde a este assunto.
Continuando, bem, como podemos então saber se estamos perante uma criança com dislexia (e quando falo em dislexia, refiro-me à dislexia evolutiva). Sendo assim, podemos destacar alguns "sintomas" a que pais e professores podem estar atentos. Em geral, estas características/ sintomas da dislexia agrupam-se em dois grupos: as comportamentais e escolares. 
Em relação à primeira, podemos ter sinais de ansiedade, baixo auto- conceito, aparecimento de condutas típicas de etapas ou anos anteriores e perturbações psicossomáticas. Esta ansiedade poderá surgir devido à  forma como a criança assumiu o seu problema ou então, quando a criança tenta compensar o seu fracasso escolar através da procura de popularidade ou mesmo de comportamentos mais agressivos para com os colegas.
No que respeita às características escolares, estas são observáveis em processos de leitura e de escrita. 
Como é então a leitura de uma criança disléxica?
A leitura de um disléxico é lenta, sem ritmo, com uma leitura parcial das palavras, perda da linha em que estava a ler, confusões quanto à ordem das letras, inversões de letras ou palavras e incapacidade para ler fonologicamente. Em relação à escrita, esta afecta a componente motora do acto de escrever provocando, compressão e cansaço muscular, caligrafia deficiente, letras pouco diferenciadas, mal elaboradas e mal proporcionadas. 

Além destas dificuldades podemos ainda destacar problemas em diferenciar a esquerda da direita, problemas de orientação, associação de rótulos verbais a conceitos direccionais e alterações no domínio psicomotor. 

Para melhor compreender se a criança é disléxica ou se apresenta outra alteração que possa estar de alguma maneira relacionada com a explicação que aqui foi apresentada, aconselha-se a avaliação de um profissional da saúde. Só eles podem certificar-se do que realmente se passa com a criança. Por isso, se suspeita que lida com alguma criança que poderá ser disléxica, o melhor é levá-la a um profissional de saúde para este a avaliar e depois dos resultados, seguir ou não para uma intervenção multidisciplinar.

Espero mais uma vez, ter ajudado... Alguma dúvida, não hesitem... Acredito que ainda voltaremos a este tema. 

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