Pesquisar neste blogue

O que é a Psicomotricidade



A Psicomotricidade considera o ser humano como uma entidade integrada, dentro da qual a mente e o corpo participam igualmente da estruturação e do funcionamento da vida psíquica. Esta visa o desenvolvimento global (motor, cognitivo, afectivo) da criança (Vecchiatto, 2003).


Na realidade, e segundo Costa (2008) o termo psicomotor surgiu em 1870 quando Fritsh e Hitzig necessitaram de denominar uma região do córtex cerebral que ainda estava pouco esclarecida, cuja actividade ainda misteriosa seria mais ou menos "a junção entre a imagem mental e o movimento".


A Psicomotricidade, inicialmente encarada como prescrição da medicina psiquiátrica (Dupré, 1925) e J. de Ajuriaguerra (1976) uma dimensão teórica e prática sobre o desenvolvimento humano deveras significativa, razão pela qual se torna, na actualidade,
uma intervenção preventiva, educativa, reeducativa e psicoterapêutica de transcendente originalidade (Fonseca, 2001).


Na observação de vários pacientes, Dupré definiu um quadro de "debilidade motriz", caracterizado pela presença de sincinésias, paratonias e tiques que se entende, neste contexto, como os primórdios da Psicomotricidade (Oliveira, 2008).


A Associação Portuguesa de Psicomotricidade (2011) define Psicomotricidade como:
"A Psicomotricidade pode ser definida como o campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e influências recíprocas e sistémicas entre o psiquismo e a motricidade. Baseada numa visão holística do ser humano, a Psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, sócio – emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, promovendo a capacidade de ser e agir num contexto psicossocial."


Bibliografia:

 

Vecchiato, M. (2003). A terapia psicomotora. Brasília. Editora Universidade de Brasília.

Costa, J. (2008). Um olhar para a criança – Psicomotricidade relacional. Lisboa. Trilhos Editora.

Fonseca, V. (2001). Psicomotricidade: Perspectivas multidisciplinares. Lisboa. Âncora Editora.

Oliveira, G. (2008). Psicomotricidade: Educação e Reeducação num enfoque psicopedagógico.13ª Edição. Petrópolis. Editora Vozes.

Associação Portuguesa de Psicomotricidade (2011). Psicomotricidade. Disponível em http://www.appsicomotricidade.org. Consultado no dia 24 de Março de 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário