Pesquisar neste blogue

domingo, 29 de julho de 2012

Formação do Psicomotricista

Para quem está interessado em seguir este grandiosa profissão, devemos ter em conta alguns pormenores... 
Como todas as áreas da saúde, o psicomotricista deverá seguir por gosto, deverá interessar-se e sentir-se motivado por aquilo que estuda, e que mais tarde vai exercer... 

"A formação do psicomotricista na área da saúde mental infantil e juvenil necessita de conhecimentos aprofundados e disponibilidade interior para que se possa relacionar com diversos tipos de personalidades e caracteres. 
A primeira condição é adquirir uma vivência com o seu corpo satisfatória porque, efectivamente é um curso prático, e uma boa relação com o seu corpo, é fundamental para sentir uma disponibilidade que se requer e se impõe.

O conhecimento, ao nível do desenvolvimento psicomotor, da linguagem, do desenvolvimento emocional e cognitivo é fulcral e concomitantemente não poderá descurar o conhecimento aprofundado da psicopatologia infantil e juvenil.
A sua disponibilidade interior é seguramente o eixo da interacção. Também é necessário estar pronto para trabalhar em equipa, com pessoas com outra formação e de outras profissões, porque nessas reuniões, se fará "luz" sobre a particularidade da interacção da criança. É nestas alturas que se estabelece a importância de cada profissional no processo de tratamento, quais as prioridades que se dão e porquê. É justamente nestas reuniões que, ao estabelecer os objectivos, se separa os sintomas das patologias.
Uma vez que o principal instrumento de trabalho do psicomotricista é o corpo e a relação que se estabelece com ele, e sabendo que a identidade da pessoa é sempre corporal, é pressuposto que o psicomotricista tenha uma vivência com o seu corpo, de tal forma que lhe permita ser utilizado na relação. O toque corporal, o envolvimento, a aceitação do corpo do outro, a gestão das distâncias são premissas essenciais e resolvidas: é necessário habitar confiavelmente o seu corpo.
A psicomotricidade é uma profissão essencialmente prática, nesse sentido é necessário que o formando tenha um ensino tipo "ombro a ombro", indelével, pós - formação académica, justamente como o que se passa em outras profissões, de cariz prático. Estamos a falar de pessoas, e com todas as subjectividades e conjunturas que são inerentes a uma área de trabalho que não é exacta. Aliás, mesmo algumas ciências exactas, actualmente são questionáveis nas suas certezas: por exemplo, os materiais sólidos são vistos como campos de forças instáveis.
É necessário ver, sentir, a transmissão dos conhecimentos pelos mais experientes, é desejável, porque ajuda a evitar alguns erros, bem como treinar o olhar e dar o enfoque a pormenores que só um olho treinado dará importância. Para finalizar a formação, a figura da supervisão é o suporte, a rede de actuação.
As dúvidas, a insegurança, as angústias, o sentimento de incapacidade ou a cegueira da omnipotência do terapeuta, que emergem nas sessões por que todos nós passamos quando abraçamos esta carreira, são ajudados a serem ultrapassados nas reuniões de supervisão. 
Um dos papéis importantes do supervisor é contaminar e criar uma espessura filosófica sobre os princípios e objectivos que norteiam a terapia, e também valorizar as características da personalidade do supervisando, aquelas que são de enfatizar, juntar o saber com a intuição."




Retirado do livro: Um olhar para a criança - João Costa, 2008, Trilhos Editora. Lisboa

sábado, 28 de julho de 2012

Intervenção em Psicomotricidade

Vamos então continuar com a nossa viagem, nesta descoberta da Psicomotricidade... 
Em relação à intervenção da mesma podemos dizer que esta atua em três vertentes: 
- Educativa: onde a função do profissional é, guiar a aprendizagem das várias funções psicomotoras, é "ensinar" através de mediação corporal e expressiva;
- Reeducativa: nesta vertente, o Psicomotricista ajuda o paciente a reaprender certas funções psicomotoras que, foram aprendidas mas que por qualquer razão (lesão, etc.) ficaram "esquecidas";
- Terapêutica: a Psicomotricidade é o "tratamento" de qualquer situação patológica que o paciente tenha desenvolvido (dislexias; disgrafias, etc.)
Bem, mas podem perguntar-se quem poderá recorrer à Psicomotricidade? Ou seja, qual a população - alvo! Pois, relativamente a este ponto, nós Psicomotricistas temos o privilégio de trabalhar com a pessoa humana nas várias faixas etárias... Sim, é isso mesmo... Trabalhamos desde os 0 anos até aos 100 ou mais anos... Nas nossas mãos e vida conhecemos bebés, crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos... 

Aqui está mais uma prova da importante função desta profissão da área da saúde... 














segunda-feira, 16 de julho de 2012

Benvindos

Que bom que conheceu e "Descobriu a Psicomotricidade"... Será que estão preparados para o que aqui vão desvendar? 
Pois bem, é um gosto enorme receber a vossa visita neste blog destinado ao conhecimento desta grande área - a Psicomotricidade. 
Aqui pretendo, postar todo o material relacionado com a Psicomotricidade, desde as definições necessárias a uma melhor compreensão da área, à população - alvo destinada à intervenção, a alguns resumos sobre várias patologias e todo o tipo de informações relevantes. 
Se leu, experimentou, tem alguma dúvida conhece algum caso e quer partilhar, esteja à vontade para entrar em contato comigo. Terei uma enorme satisfação em poder ajudar e se for o caso, divulgar a sua opinião. 
Assim, todos juntos levamos mais alto a Psicomotricidade! Vamos lá!!!
Espero ser útil...