Pesquisar neste blogue

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Importância de trabalhar em equipa multidisciplinar

Olá a todos... Como já repararam hoje vamos falar de um tema, já debatido, defendido por muitos e odiado por outros tantos... a Importância de se trabalhar numa equipa multidisciplinar.

Antes de mais, equipa multidisciplinar, significa que é um grupo de pessoas de áreas de intervenção diferentes mas, pertencentes à mesma "área- mãe".

Ou seja, dentro da área da saúde podemos encontrar, médicos, fisioterapeutas, psicólogos, psicomotricista, terapeuta ocupacional, terapeuta da fala, entre outros. Em conjunto, trabalham com um objectivo comum... Criar um plano de intervenção de modo a que o utente tenha uma melhor qualidade de vida.
Por isso, trabalhar em equipa é uma condição imprescendível principalmente na área da saúde e quando trabalhamos com crianças!



Nestas reuniões, a troca de impressões e pontos de vista, de experiências, enriquece-nos e não nos deixa cristalizar nos conhecimentos. Na discussão, todos auferem de mais saberes; com os outros profissionais ouvimos falar de experiência, entendemos melhor as áreas dos outros profissionais, e também não duplicamos intervenções.

Graças a estas equipas multidisciplinares, olhamos para a criança e para os mais variados sintomas que esta apresenta como uma mistura, embora em percentagens diferentes, de factores orgânicos, neurobiológicos, factores psicológicos e cognitivos, factores emocionais, afectivos, sociais e familiares.

Concluindo, devemos respeitar todas as opiniões e alargar os nossos conhecimentos... Devemos interagir com todos os terapeutas e pensar apenas no bem- estar do utente... que afinal de contas, é o que qualquer profissional deseja...



Fonte: Um olhar para a criança de João Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário